07/02/2008

BOAS-VINDAS

Hellooou!!!
Queridos blogueiros e blogueiras sejam bem-vindos ao nosso blog de Estudos Literários. Façam dele a casa de vocês: se acomodem entre uma imagem e outra, deslizem pelas linhas, sentem-se num canto qualquer, parem na esquina de uma frase, estourem a pipoca porque o fogo começou a arder...
(foto: Eric Zorob)
Que delícia estar aqui com vocês! Começar mais um ano de Terceirão cheio de energia positiva... Espero que o projeto Literatura na Diversidade nos aproxime ainda mais no que é o restinho de uma convivência semanal marcada pela alegria, criação e companheirismo.

Bem, mas por que estamos aqui?
Porque aprender a Literatura associada aos multimeios amplia nossas possibilidades de leitura já que possibilita interfaces com outras formas de arte que navegam no ciberespaço. Os múltiplos conhecimentos, a atualidade, a diversidade cultural abrigados no suporte multimídia oferecem-se ao diálogo com a arte escrita colaborando com sua ininterrupta atualização.
Além disso, a atividade proporciona uma oportunidade incrível de preparação para a autoria, pois envolve disciplina, disposição para a pesquisa e reflexão. Enfim, é uma atividade que privilegia e se fundamenta numa postura ativa e não passiva frente aos conhecimentos.

Por tudo isso, estamos aqui! E eu amo muito tudo isso!
Espero, então, o endereço dos blogs de vocês, ok? Agora, as Informações Técnicas sobre o Projeto Literatura na Diversidade:

I. Descrição do Blog do Professor
Destina-se ao aperfeiçoamento das aulas de Literatura do Terceirão, diversificando o conteúdo apresentado em sala com recursos multimídias veiculados na Internet. Neste universo audiovisual, teremos um encontro semanal com discussões amplas sobre literatura e, principalmente, sobre o objeto literário mergulhado na diversidade cultural.

II. Descrição do Blog dos Alunos
Trabalho realizado em duplas ou trios, funciona como um de diário de bordo do curso associado aos interesses do grupo. É um trabalho de autoria e por isso pode conter:
1. A temática da aula associada à área de interesse do grupo;
2. Comentários, questionamentos, sugestões, indicação de textos e bibliografias, imagens, fotografias, sugestões de filmes etc. sobre os temas das aulas;
3. Resenha e/ou comentários dos livros e textos indicados para leitura durante o curso;
4. Textos produzidos pelo aluno sobre as temáticas abordadas ou de criação literária (crônica, poesia, letra de música etc.), entre outros;
5. Propostas de reflexão para a classe.

III. Acompanhamento dos Blogs
É feito semanalmente, através do link fornecido pelo aluno. A atividade tem valor de uma nota inteira (10,0) acrescida às demais notas e dividida pela quantidade de avaliações realizadas no bimestre.