20/05/2007

AULA 16

FERNANDO PESSOA e seus heterônimos
(participação especial: Dona Anna Hilda)

Arte em imagem da web, Geruza Zelnys

Auto psico grafia
O poeta é um fingi dor. / Finge tão completamente /Que chega a fingir que é dor /A dor que deveras sente.
E os que lêem o que escreve/ Na dor lida sentem bem, / Não as duas que ele teve, / Mas só a que eles não têm.
E assim nas calhas de roda / Gira, a entreter a razão, / Esse comboio de corda / Que se chama coração.

(01/04/1931)

___________ G. _____________

"Eu que tantas vezes me sinto tão real como uma metáfora" (Álvaro de Campos)

"Estás só. Ninguém o sabe.Cala e finge/Mas finge sem fingimento/Nada esperes que em ti já não existe" (Ricardo Reis)

“Toda a literatura consiste num esforço para tornar a vida real” (Bernardo Soares)

"Não tenho personalidade alguma" (Álvaro de Campos)

"Não pertencer nem a mim!" (FPessoa, ortônimo)

A heteronímia exige, acima de tudo, a apreensão desta intertextualidade, a visão global das metalinguagens críticas que participam do conjunto integrado da obra.

Nota 10:

1-) Pessoa Revisitado: Vida e Arte de Fernando Pessoa
Tudo e mais um pouco sobre o poeta e seus outros
http://www.cfh.ufsc.br/~magno/

2-) As Pessoas de Pessoa 3 Fernando Pessoa: Trecho da peça sobre Fernando Pessoas e seus heterônimos. Espetáculo que mescla poema, prosa e pensamentos sobre a questão existencial. Esteve em cartaz no Teatro Eva Wilma. www.teatroevawilma.com.br. http://www.youtube.com/watch?v=3AMPfErcHcs

3-) Cartas de Amor - FPessoa/Álvaro de Campos: Audiovisual do poema declamado por Maria Bethânia.http://www.youtube.com/watch?v=wX3Ml90CQyI&mode=related&search=

Josy, Mirian e Eduardo: De sexta para sábado eu acordei às 5 da manhã e fiquei pensando na nossa análise de Mar Português e no toque que vcs me deram com relação ao termo "nelle" e que eu, distraídamente, passei batido... depois não preguei mais os olhos quando ví a relação de espelhamento entre EU (deus, deu,céu) e ELE (nele).

OBRIGADA por me ensinarem a ver, mesmo quando estou dormindo...

Nenhum comentário: