02/04/2007

AULA 9

Realismo - Machado de Assis

"Tudo isso é obscuro, dona leitora, mas a culpa é do vosso sexo, que perturba assim a adolescência de um pobre seminarista" (Dom Casmurro)


Filmografia:


Ficha Técnica
Título Original: Dom
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 91 min.
Ano de Lançamento (Brasil): 2003
Direção e Roteiro: Moacyr Góes
Sinopse:
Bento, cujos pais, apreciadores de Machado de Assis, resolveram batizá-lo assim em homenagem ao personagem do livro. Tantas vezes justificada a razão da homenagem, que Bento cresceu com a idéia fixa de que seria o próprio Bento, e destinado a viver, exatamente, aquela história. Até chamava sua amiga de infância no Rio de Janeiro, Ana, de Capitu. Seus amigos, sabedores do seu sentimento de predestinação, lhe apelidaram, Dom. Bento e Ana separaram-se quando a família do menino mudou-se para São Paulo. Já adulto, Bento foi trabalhar como engenheiro de produção, e vinha freqüentemente ao Rio. Dom reencontra a sua Capitu e dali renasce o romance da infância, só que, agora, avassalador.

Premiações
- Prêmio de Melhor atriz para Maria Fernanda Cândido, no 31º Festival de Gramado, 2003.
- ET de Ouro de Melhor Filme, além dos ETs de Prata de Melhor Ator, para Marcos Palmeira e Melhor Atriz, para Maria Fernanda Cândido, no 3º Festival de Cinema de Varginha, 2004.

NOTA 10
LivroClip Dom Casmurro
acesse:
MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS
(nas postagens abaixo)

Nenhum comentário: