14/02/2007

AGRADECIMENTO

Dríade, de Evelyn De Morgan

Hesíodo e a Musa, 1891 - Óleo sobre tela, Musee d'Orsay, Paris Gustave Moreau

Queridos!

Muito obrigada de coração por esse carinho que vocês demonstram todo dia por mim e, especialmente, por essa homenagem linda de morrer, ou melhor, de viver...
Estou muito feliz por ser a PARANINFA do Terceirão, é uma honra da qual pretendo ser digna neste ano e, ao longo da vida de vocês, na lembrança e na amizade.
Pra falar a verdade eu não sabia muito bem o que era paraninfa. Fui buscar no dicionário e encontrei: padrinho (em solenidade de colação de grau), patrono, protetor.

Gostei dessa última palavra: proteger (ter a seu cuidado os interesses de; tomar a defesa de; auxiliar; socorrer; apoiar, recomendar; preservar; guardar) que é o que vocês fazem comigo desde o primeiro ano: me protegem.
Mas, hoje, quero dar a essa palavra um outro significado quebrando-a em duas: para (preposição que indica direção, objetivo) e ninfa.
Na mitologia grega, ninfas são qualquer membro de uma grande categoria de espíritos naturais femininos, ligados a um local ou elemento da natureza: montanha, água, floresta, árvore. As ninfas guardam e protegem o seu elemento, partilhando com ele o mesmo destino.
Entre as ninfas, existiam as musas, ou seja, as filhas de Mnemosýne e Zeus, protetoras da memória. Os aedos, poetas que guardavam na memória poemas imensos como a Ilíada e a Odisséia, usavam técnicas mnemônicas (fórmulas ou pistas que facilitavam a memorização). Os poetas são guardados pelas musas.
Portanto, a partir de agora, viverei PARA NINFA de vocês!

E, aqui, pra encurtar a conversa, um presente poético pra vocês:

http://www.youtube.com/watch?v=iHly_vIxe5A