21/04/2008

REALISMO

o beijo

Seqüencia de imagens do trabalho de releitura sobre O Beijo - de Rodin a outros beijoqueiros. Autores: Gustavo de Nigris Salto e Murilo Pires de Campos Benetton (2 EM - 2008).

A obra é um ready-made que existe no "gesto duchampiano" de se apropriar do já existente, ou seja, a obra vai além do material porque se constitui da intenção do artista, da presença do gesto ou ainda de um ter "estado-aí". Há uma relação intrínseca e existencial com a lógica do ato, da experiência do sujeito com o referente em determinada situação. Além disso, a obra está fincada na contemporaneidade por sua natureza paradoxal: ela é um acontecimento único, irrepetível, instantânea e, no entanto, pode ser reconstruída facilmente já que os materiais são os mais simples possíveis e, portanto, reproduzida milhares de vezes. Parabéns queridos alunos pela criatividade e sensibilidade!!! Agradecemos a exposição e explicação da obra na sala do Terceirão!

Todos os Beijos do 2 EM foram magníficos, porém essa obra nos ajuda a refletir sobre algumas características do movimento realista na literatura. Vocês conseguem percebê-las?

Um comentário:

Luis Gustavo disse...

G ...
mto bom o trabalho!

criativo!

bjaoo