19/11/2007

AULA 30

CLARICE LISPECTOR

foto: Geruza Zelnys
"O que te escrevo não tem começo: é uma continuação. Das palavras deste canto que é meu e teu, evola-se um halo que transcende as frases, você sente? Minha experiência vem de que eu já consegui pintar o halo das coisas. O halo é mais importante que as coisas e as palavras. O halo é vertiginoso. Finco a palavra no vazio descampado: é uma palavra como fino bloco monolítico que projeta sombra. E é trombeta que anuncia."
"Inútil querer me classificar: eu simplesmente escapulo não deixando, gênero não me pega mais."

Filmografia:
1) A HORA DA ESTRELA
Sinopse: Macabéa, uma imigrante nordestina semi-analfabeta, trabalha como datilógrafa numa pequena firma e vive numa pensão miserável. Conhece casualmente o também nordestino Olímpico, operário metalúrgico, e os dois começam um casto e desajeitado namoro. Mas Glória, esperta colega de trabalho de Macabéa, rouba-lhe o namorado, seguindo o conselho de uma cartomante. Macabéa faz uma consulta à mesma cartomante, Madame Carlota, e esta prevê seu encontro com um homem rico, bonito e carinhoso.
Ficha Técnica: Título Original: A Hora da Estrela; Gênero: Drama; Duração: 96 min.; Ano: 1985; Distribuição: Embrafilmes; Direção: Suzana Amaral ; Roteiro: Suzana Amaral e Alfredo Oroz.

2) AS HORAS
Sinopse: Em três períodos diferentes vivem três mulheres ligadas ao livro "Mrs. Dalloway". Em 1923 vive Virginia Woolf (Nicole Kidman), autora do livro, que enfrenta uma crise de depressão e idéias de suicídio. Em 1949 vive Laura Brown (Julianne Moore), uma dona de casa grávida que mora em Los Angeles, planeja uma festa de aniversário para o marido e não consegue parar de ler o livro. Nos dias atuais vive Clarissa Vaughn (Meryl Streep), uma editora de livros que vive em Nova York e dá uma festa para Richard (Ed Harris), escritor que fora seu amante no passado e hoje está com Aids e morrendo.
Ficha Técnica: Título Original: The Hours; País: EUA; Gênero: Drama; Duração: 114 min.; Ano: 2002; Scott Rudin Productions; Direção: Stephen Daldry.

Nenhum comentário: