05/08/2007

AULA 20

Pau-Brasil e Antropofagia
Abaporu (aba: homem; poru: que come carne humana, em tupi-guarani) pintado em 1928, por Tarsila do Amaral para dar de presente de aniversário ao escritor Oswald de Andrade, seu marido na época.

MANIFESTO ANTROPOFÁGICO
a Antropofagia nos une. Socialmente. Economicamente. Filosoficamente. Única lei do mundo. Expressão mascarada de todos os individualismos, de todos os coletivismos. De todas as religiões. De todos os tratados de paz. Tupi, or not tupi that is the question. Contra todas as catequeses. E contra a mãe dos Gracos. Só me interessa o que não é meu. Lei do homem. Lei do antropófago. (...)
OSWALD DE ANDRADE, Em Piratininga, Ano 374 da Deglutição do Bispo Sardinha (Revista de Antropofagia, Ano 1, No. 1, maio de 1928.)


O Capoeira
- Qué apanhá sordado?
- O quê?
- Qué apanhá?
Pernas e cabeças na calçada

(Oswald de Andrade)

foto: Capoeira, Eric Zorob

MANIFESTO PAU-BRASIL
A língua sem arcaísmos, sem erudição. Natural e neológica. A contribuição milionária de todos os erros. Como falamos. Como somos.
Não há luta na terra de vocações acadêmicas. Há só fardas. Os futuristas e os outros.Uma única luta - a luta pelo caminho. Dividamos: Poesia de importação. E a Poesia Pau-Brasil, de exportação.

Pronominais

Dê-me um cigarro / Diz a gramática / Do professor e do aluno /E do mulato sabido / Mas o bom negro e o bom branco / Da nação brasileira / Dizem todos os dias / Deixa disso camarada / Me dá um cigarro

(Oswald de Andrade)

Foto: Pau-Brasil, Eric Zorob

Nota 10: http://www.antropofagia.com.br/antropofagia/pt/index.html Site de encontro e informações sobre o movimento antropófago criado por Oswald de Andrade. Contém manifestos, livros, imagens e outras informações. Muito legal, galera!

"ver com O lh O s livres"

Nenhum comentário: